O que é teia alimentar???
Teia Alimentar
Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares mais complexas que se entrecruzam na natureza e extrapolarem as possibilidades definidas pelo conceito de cadeia alimentar.
Assim, elas refletem melhor as relações tróficas entre os produtores, consumidores e decompositores.
Principais características
O que envolve as relações em uma teia alimentar são a origem energética a partir da autotrofia da planta e a decomposição da matéria orgânica final por bactérias e fungos.
Note que vários seres ocupam diversos papéis na natureza. Sua posição na cadeia alimentar não o impede de pertencer a diferentes cadeias alimentares ou de possuir uma alimentação variada, resultando de múltiplas relações entre os organismos que compõem um ecossistema.
Teia Alimentar e Intoxicação
Devido à complexidade nas relações existentes numa teia alimentar, a questão do envenenamento (principalmente por chumbo, mercúrio e inseticidas) torna-se muito importante.
Sabemos que uma pequena contaminação regional pode afetar diversas espécies de animais, pois, uma vez que tenha entrado na cadeia alimentar, a concentração do envenenamento irá aumenta em cada nível trófico, resultando em morte para os últimos consumidores da cadeia.
Teia alimentar x Cadeia alimentar
Diferente da teia alimentar que comporta uma variedade de relações presentes num ecossistema complexo, a cadeia alimentar reúne as relações alimentares de modo simples e linear.
Assim, a cadeia alimentar é uma sequência hierárquica que alinha o percurso da energia dos produtores e consumidores.
- Produtores: seres autotróficos capazes de produzir o seu próprio alimento, por exemplo, os herbívoros.
- Consumidores: se alimentam dos produtores, e podem ser os consumidores primários e os secundários.
- Decompositores: são os fungos e bactérias.
Comentários
Postar um comentário